terça-feira, 30 de agosto de 2022

Bem-vindos à Sala de Leitura

Caros, caras, bem-vindos. Eis aqui um novo lugar para nossos encontros. Aqui, eles não precisam se limitar a apenas um enfoque, a um assunto apenas. Podem se referir a quaisquer temas, desde que, sugiro, espero, ligados ao prazer da leitura. Este é um espaço para quem gosta de ler. É um espaço para quem gosta de dividir o prazer de sua leitura. Aqui vamos falar de poesia, de prosa, dos clássicos, dos modernos. Podemos falar de romances policiais, de mistério, de humor. Podemos trazer à tona textos que tratem dos mais variados temas do interesse humano. E sugerir leituras. E falar do livro que lemos no momento. E até mesmo revelar as emoções que a fala de determinado(a) autor(a), ou de seus personagens, provoca em nós. Ou as associações que ela nos permite fazer. Ou a viagem a que ela nos convida. Ou ainda os sonhos que ela nos desperta. Gostaria de convidá-los a viajarem pelo universo da leitura, saboreando os mais variados pratos. Não na posição de um "gourmet", de um "expert", de um "connaisseur", ou de um especialista. Não na condição de um estudioso, de um acadêmico, mas na situação de mais um leitor apenas, um amante da leitura. Alguém que acredita que a experiência de estar no mundo pode ser profundamente enriquecida por meio do livro. Alguém que acredita que abrir um livro é abrir um mundo novo, um mundo inteiramente desconhecido. Alguém que acredita que é possível, com um espaço assim, expressar seu agradecimento ao grande número de autores que foram e são capazes de desvelar o mundo com sua escritura. A ideia básica é trazer para este espaço ao longo do tempo passagens de alguns dos livros considerados indispensáveis - e não precisamos nos limitar a eles - para quem deseja adquirir o gosto pela leitura. Para que os leiamos juntos. Para que criemos juntos um espaço para comentários, observações, curiosidades, perguntas e quaisquer tipos de informações adicionais, necessárias ou pertinentes ao assunto de que tratamos no momento. Enfim, gostaria que todos os interessados viessem a este lugar de mente e coração abertos. Deixando de lado quaisquer preconceitos em relação a este ou àquele gênero ou tipo de literatura. O que importa aqui é ler. E compartilhar da maneira mais honesta e clara possível a impressão que se tem ou teve daquilo que se leu. Partimos do princípio de que sempre podemos aprender com quem quer que esteja disposto a se manifestar. Todos estão convidados a entrar. Abre-se pois, aqui, a Sala de Leitura. Espero-os(as).

3 comentários:

  1. Conforme já havia dito ha inúmeras formas de se tratar de leituras e livros, como é intenção da Sala.
    Todas elas com alguma justificativa e motivação pertinente e válida, é claro. Porém, o que me parece suficiente para este espaço é que ele sirva de elo entre pessoas e leituras e livros. Seja por oferecer uma leitura diferente de determinado livro. Seja por citar, mesmo que brevemente uma passagem de um texto de um autor ou livro, despertando assim a curiosidade e o interesse do frequentador deste espaço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário é só um teste, pois tentamos outras vezes e não conseguimos postá-los.
    A idéia da sala de leitura é ótima!
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Só para esclarecer as coisas: esta postagem foi a que deu partida ao blog, foi a postagem inicial da Sala de Leitura, lá nos idos de 2009. Ontem, ao efetuar uma correção na postagem, ela foi novamente publicada como se fora uma nova postagem. Preferi deixar assim, por continuar com a intenção de atualizar periodicamente as postagens, dando notícias de minhas leituras. As mais recentes e as mais antigas, uma vez que, de fato, a última postagem foi feita em 2018. Vai daí, que de lá até hoje, já li muitos livros e reli outros. Espero continuar contando com os leitores, as leitoras, amigos e amigas, que me acompanham desde o início. E que venham mais e mais leitores e leitoras, amantes de livros que queira compartir suas predileções, enriquecendo as publicações com seus comentários.

    ResponderExcluir

Caros, caras, os comentários às postagens são bem-vindos. Apenas lhes peço a paciência de me permitirem revisar a pertinência do comentário com a postagem e a ortografia. Agradeço por sugestões de leituras, perguntas e informações que enriqueçam a Sala. Obrigado.