quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um novo recomeço? Redundância?


Olá,

Há quanto tempo, não?

Esta é mais uma tentativa de voltar a falar de minhas leituras, dos livros que li, dos que estão na fila esperando para serem abertos e de alguma coisa do que aprendi com eles.

Espero que, a partir desta postagem, eu consiga não me demorar mais por tanto tempo, para lhes oferecer um cardápio de leituras recheado de delícias, apresentando-lhes os mais variados temperos e sabores. Para que juntos aprendamos a provar um pouco de tudo, a desfrutar um pouco de tudo, ou de quase tudo, o que escritores do mundo inteiro reservam para aqueles que ousam abrir os livros que brotaram de sua imaginação e/ou de sua experiência.

Para cumprir, em parte, o que prometi da última vez, vamos voltar ao livro de Dave Eggers: O que é o Quê?

Bem, para começar, posso dizer que o livro escrito por Eggers é, na verdade, como se pode ver em seu subtítulo, a Autobiografia de Valentino Achak Deng.

Como?

Sim, pode parecer estranho, a princípio, mas é isto mesmo. O que Eggers faz é dar voz a um dos Meninos Perdidos do Sudão. Ora, dirão vocês, o que é isso? E eu lhes respondo, é preciso ler o livro para se ter uma ideia do que vem a ser esta coisa de "Meninos Perdidos do Sudão".

Para facilitar um pouquinho dou-lhes abaixo uma pequena resenha do que é o livro, retirada da última capa, que diz o seguinte:

"Em um país dividido ao meio por crenças religiosa e interesses econômicos, 20 mil crianças, [em sua] maioria órfãs, são obrigadas a atravessar a pé milhares de quilômetros de floresta e deserto em busca de refúgio. Acossadas por milicianos a serviço do governo, por rebeldes e pelas próprias Forças Armadas, elas enfrentam a fome, sede, calor escaldante, doenças e animais selvagens a caminho da Etiópia e, de lá, rumo a um campo de refugiados no Quênia. São os Meninos Perdidos do Sudão - um país que passou cerca de quarenta dos últimos cinqüenta anos em guerra civil.

"Valentinho Achak Deng é um desses meninos. Depois de presenciar a destruição de sua aldeia natal em 1983 e de, aos sete anos de idade, atravessar metade do Sudão a pé, Deng passou treze anos em campos de refugiados, até emigrar para os Estados Unidos em 2001. Lá, conheceu o escrito Dave Eggers, para quem narrou essa história pessoal e coletiva de incomensurável valor humano, transformada neste romance em forma de autobiografia, que, além de uma lição de vida e persistência, nos dá a dimensão exata do poder da literatura."

Um trabalho e tanto de Eggers, que escreveu também, entre outros, um livro intitulado Os Monstros, baseado no livro ilustrado Onde vivem os monstros, de Maurice Sendak, e no roteiro do filme homônimo, escrito por D. E. E Spike Jonze.

Eggers, que nasceu em Boston, em 1970, fundou uma editora independente em São Fransciso, a McSweeney's, e é co-fundador da 826 National, uma instituição de ensino e incentivo da escrita para crianças e adolescentes.

Acho que é importante dizer também, para quem quiser ler o O que é o Quê, que toda a renda obtida com o livro será revertida para a Fundação Valentino Achak Deng, que distribui dinheiro para refugiados sudaneses nos Estados Unidos; para a reconstrução do sul do Sudão, a começar por Marial Bai; para organizações que trabalham para a obtenção da paz e que prestam auxílio humanitário em Darfur.

Pode-se obter mais informações no site:

www.valentinoachakdeng.org.

Acho que por enquanto é isto.

Espero encontrá-los por aqui em breve.